CARIOCA FOI EXEMPLO DE JUSTIÇA E DETERMINAÇÃO PARA TODO O BRASIL
Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO
21h e 24 minutos do horário de Bagdá do dia 19 de agosto, há exatos nove anos atrás, o correspondente da CNN no Iraque, Michael Okwu, anunciava a morte do brasileiro Sérgio Vieira de Mello, atingido no mais sangrento atentado à bomba da história da Organização das Nações Unidas que matou outras 22 pessoas. Com quase 30 anos de carreira na ONU, durante a qual atuou no processo de paz em lugares como Líbano, Camboja, Bósnia, Ruanda, Congo, Kosovo e Timor Leste, Vieira de Mello estava no Iraque como o representante do então secretário-geral da organização, Koffi Anan.
A vida de um brasileiro que serve de inspiração para todos nós. Ninguém acreditou tanto na capacidade da ONU de cumprir o papel para o qual foi criada, após o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945): mediar o conflito entre países antes de instaurada a guerra e, assim, preservar a paz e o equilíbrio entre os povos. Parece utópico demais diante de um mundo mergulhado em guerras como a do Iraque, Afeganistão ou da Geórgia. Mas, acreditar é o primeiro passo a caminho daquilo que se quer conquistar. E a missão de Sérgio Vieira de Mello era justamente a de reabilitar a crença na organização. De sua parte, ele cumpriu como ninguém o papel da diplomacia, ao preferir o diálogo à ação militar mesmo diante de ditadores e líderes sectários, quando a paz estava em jogo.
“Daqui a 30 anos vamos perguntar: por que não fizemos o que ele disse?”, disse ao repórter do Estado, Antonio Gonçalves Filho, a escritora americana Samantha Power, autora da biografia de Vieira de Mello, O Homem Que Queria Salvar o Mundo. A história do brasileiro é contada também em um emocionante documentário e em um filme.
Para a equipe de funcionários da nossa unidade, a história de morte e vida do homem que a nomeia, é motivo de muito orgulho. Carregar no peito o desejo de trabalhar com afinco e esmero ao levar saúde, informação e vida àqueles que por diversos motivos não puderam apreender ou aprender tal lição.
0 comentários:
Postar um comentário
COMENTE AQUI!