A Secretaria de Vigilância em Saúde, por meio de parceria com a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), está disponibilizando um curso livre a distância sobre Controle da Tuberculose para profissionais da atenção básica. Oficialmente lançado durante a Mostra Nacional de Experiências bem-sucedidas em Epidemiologia, prevenção e controle de doenças – Expoepi, no início de novembro, o curso está com inscrições abertas.
O Brasil é um dos 22 países, responsáveis por 80% da carga de tuberculose no mundo. Possui um coeficiente de incidência de 37,2 casos para cada 100 mil habitantes, com 71 mil casos novos por ano e uma taxa de mortalidade de 4.800 mortes ao ano. Apesar dos grandes avanços que tivemos nos últimos anos, a tuberculose ainda é um grande problema de saúde pública no Brasil.
A manutenção do problema acontece, entre outros motivos, porque menos de 60% dos casos são diagnosticados na atenção básica. Ainda é muito freqüente que casos de tuberculose só sejam diagnosticados nos prontos-socorros e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), quando o paciente já apresenta um quadro mais grave.
Com o lançamento desse curso, os profissionais da Rede de Atenção Básica vão ter acesso a um material inédito sobre controle, diagnóstico e tratamento da Tuberculose, pensado especialmente para este público.
O curso Ações Para o Controle da Tuberculose na Atenção Básica traz um conteúdo focado na capacitação para esse campo de atuação no formato de estudo auto-dirigido, podendo ser realizado totalmente à distância pela Internet. Isso possibilita máxima flexibilidade e autonomia na hora de estudar, pois o curso pode ir sendo realizado em parcelas, em qualquer horário e em qualquer lugar.
Todo o conteúdo didático está disponibilizado através de um ambiente virtual, no qual os estudantes poderão utilizar os vários recursos audiovisuais, estudar através de cases e fazer testes para medir seu próprio conhecimento. Esta variedade de recursos busca atender aos diversos estilos de aprendizagem.
O curso irá colaborar para fortalecer o controle da tuberculose e a valorização da Atenção Básica nesse processo, com ênfase nas estratégias de diagnóstico precoce e tratamento até a cura.
Serviço: Curso Online Ações Para o Controle da Tuberculose na Atenção Básica
Inscrições pelo endereço http://www.unasus.gov.br/CursoTB
Fonte: Una-SUS
0 comentários:
Postar um comentário
COMENTE AQUI!