O CHAMADO "PERÍMETRO ABDOMINAL" PODE DIZER MAIS DO QUE VOCÊ IMAGINA!
Postado por CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO
As doenças cardiovasculares matam mais de 17 milhões de pessoas no mundo por ano, e por isso é necessário cuidar da saúde física controlando o peso. No Brasil, as doenças cardiovasculares são responsáveis pelo maior número de mortes na população.
Através da medição da massa corpórea e da circunferência abdominal, os médicos detectam maior risco dos pacientes apresentarem doenças como Diabetes, Dislipidemias e Hipertensão Arterial Sistêmica.
Manter a forma não é só uma questão de estética. Estudos comprovam que a circunferência abdominal aumentada está ligada ao surgimento de doenças cardiovasculares.
Os pacientes que apresentam medidas excessivas no abdômen têm mais chances de sofrer um Infarto agudo do miocárdio, por exemplo. O método para medir gordura e propensão a essas doenças tem sido cada vez mais utilizado para alertar o pacientes sobre os riscos de saúde ocasionados pelo sobrepeso e a obesidade.
Empregos estressantes, que deixam pouco tempo para praticar as 2:30 horas de exercícios físicos semanais recomendadas, e diversas refeições feitas na rua, que muitas vezes têm alto conteúdo calórico – estilo de vida comum a muita gente – fazem com que aumente a gordura abdominal no corpo.
Homens: perímetro abdominal deve ser menor que 102 cm
Mulheres: perímetro abdominal deve ser menor que 88 cm
A maneira de prevenir isso é adotar um estilo de vida mais saudável ou encontrar uma atividade física que resulte em gasto de energia.
Não perca tempo! Adote hábitos de vida mais saudáveis e faça seu acompanhamento de saúde!
Participe do nosso GRUPO DE CAMINHADA todas as 3ª e 5ª feiras às 16 horas na Quadra da Mineira com o Prof Marcelo
Participe do nosso GRUPO DE CAMINHADA todas as 3ª e 5ª feiras às 16 horas na Quadra da Mineira com o Prof Marcelo
Fonte: portal.saude.gov.br