No dia 12 de Maio comemora-se o Dia do Profissional de Saúde. Estes são pessoas relacionadas às Ciências da Saúde, com formação e habilitação técnica específica para o exercício da profissão e do trabalho junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).
A partir da implementação da Atenção Primária/Básica na Saúde no Rio de Janeiro, através dasClínicas da Família, a presença destes profissionais integram e fortalecem a relação de cuidado à saúde dos usuários. Hoje além de Médicos, Enfermeiros e Dentistas, incluem-se também Assistentes Sociais, Psicólogos, Nutricionistas, Farmacêuticos, Terapeutas(enquanto Núcleos de Apoio ao Saúde da Família - NASF) entre outros profissionais como Agentes Comunitários de Saúde, Técnicos de Enfermagem, Técnicos e Auxiliares de Saúde Bucal.
Na Atenção Básica a presença destes profissionais são excepcionais para viabilizar o acesso enquanto porta de entrada da população ao serviço de saúde, fortalecendo a relação de continuidade buscando manter o vínculo ao longo do tempo (longitudinalidade), onde a cada nova demanda apresentada torna-se mais eficiente a sua resolutividade.
Uma vez desburocratizado o acesso e viabilizado a continuidade no cuidado, a integralidade torna-se responsável e acompanha o trâmite da saúde do usuário, independente do nível da atenção em que ele se encontre. Este continuum constrói uma via de duas mãos onde o cuidado não se limita a unidade de saúde como lócus, mas principalmente o território. É nele que os vínculos são fortalecidos através de ações em saúde e intersetoriais, visitas domiciliares, participação em eventos e demais espaços integrados com o objetivo de promover saúde e informação.
Como via de duas mãos, além do fortalecimento do vínculo comunitário é fundamental o diálogo com os demais níveis da atenção na Saúde para que a coordenação deste seja realizada da forma mais efetiva, prática e resolutiva.
Neste grande sistema, a funcionalidade de cada profissional de saúde integram e interagem d