A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo, conforme postagem anterior.
Pensando nisso, a equipe da C.F. Sergio Vieira de Mello, composta por Agentes de Vigilância em Saúde (AVS) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), foram em campo para identificação e combate de focos na comunidade do Morro da Coroa.
Os depósitos preferenciais para este inseto variam de bairro para bairro, por exemplo, se a ação fosse na Barra da Tijuca, os focos estariam quase que exclusivamente em Bromélias e ralos de garagens subterrâneas. Porém, em áreas carentes, o ponto crítico são as caixas d’água com tampas quebradas e barris para armazenamento onde a água é escassa. São milhares de residências nesta situação, conforme foto abaixo:
Para combater esse tipo de situação, os AVS trazem em TODAS suas ações, CAPAS para vedação de caixas d'agua e larvicidas, sendo esse produto não tóxico a humanos na quantidade estipulada pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Abaixo, o AVS Portinary Nunes fazendo a coleta de amostras para análise em laboratório.
Porém, mesmo com o interrupto trabalho dos agentes, este por si só não é o suficiente para erradicar a Dengue e chikungunya sem a AJUDA DA POPULAÇÃO.
Seja você também um colaborador e ajude a população a combater essas doenças, cuidando de sua casa e alertando as autoridades responsáveis sobre os possíveis focos. Clique aqui para saber mais.
0 comentários:
Postar um comentário
COMENTE AQUI!