Campanha de Carnaval contra o HIV
Embora, a maioria dos brasileiros (94%), saiba que a camisinha é melhor forma de prevenção às DST (doenças sexualmente transmissíveis) e aids, a última pesquisa mostrou que 45% da população sexualmente ativa do país não usou preservativo nas relações sexuais casuais nos últimos 12 meses. Os dados, inéditos, são da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP), apresentados no lançamento da campanha de prevenção às DST e Aids para o Carnaval 2015. A pesquisa entrevistou 12 mil pessoas na faixa etária de 15 a 64 anos, por amostra representativa da população brasileira.
Por este motivo, o Ministério da Saúde está focando o sexo seguro na campanha para este carnaval. A ampliação da assistência às pessoas com HIV e aids e o incentivo ao diagnóstico precoce fazem parte das estratégias da Saúde no cumprimento da meta “90-90-90”, que corresponde a 90% de pessoas testadas, 90% tratadas e 90% com carga viral indetectável até 2020. As metas foram adotadas pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS).
Setenta milhões de preservativos serão distribuídos em todo o país. Ao todo, os estados já contam com estoque de 50 milhões de unidades para as ações cotidianas de prevenção, o que inclui o carnaval. O quantitativo de camisinhas é definido com base no consumo médio mensal, além da capacidade de armazenamento e o estoque presente no almoxarifado. Nos últimos cinco anos, o Ministério da Saúde passou aos estados 2,2 bilhões de preservativos.
Paralelo às campanhas de incentivo ao sexo seguro, que são desenvolvidas pelo Governo Federal, estados e municípios - o Brasil tem adotado outras estratégias de prevenção, como a ampliação da testagem do HIV. Em 2014, foram distribuídos 6,4 milhões de testes rápidos para HIV, número 26% superior aos 4,7 milhões distribuídos em 2013. Das cerca de 734 mil pessoas que vivem com HIV e aids no Brasil atualmente, 80% foram diagnosticadas.
Não perca tempo!
Venha tirar essa dúvida! Eu me previno. Eu me testo. Eu me conheço #PARTIUTESTE
Para mais informações, visite o Portal Saúde no Ar !
Para mais informações, visite o Portal Saúde no Ar !
0 comentários:
Postar um comentário
COMENTE AQUI!