Dia 27 de Julho é o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes no Trabalho.
Zumbidos, irritabilidade, dores na coluna, estresse e lesões por esforços repetitivos são alguns dos sintomas que milhares de trabalhadores estão expostos diariamente. A evolução destes sintomas podem se transformar em importantes agravos na saúde, impactando diretamente em sua qualidade de vida e na capacidade de bem estar no trabalho.
Com o modelo de saúde vigente, voltados à atenção integral através da proteção, prevenção e promoção da saúde, o Ministério da Saúde destacou uma relação de doenças relacionadas ao trabalho, com o objetivo de alertar profissionais da ponta e esclarecer aos cidadãos sobre sua importância e os reais impactos negativos à qualidade de vida, intervindo em sua capacidade para o trabalho.
Assim foi criado o Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST) onde os Ministérios da Saúde, Previdência Social e Trabalho e Emprego se coadunam para implementar, fiscalizar e avaliar as normas e processos de trabalho, no âmbito público e privado, que possam impactar negativamente na saúde do trabalhador.
Suas principais premissas estão nos princípios norteadores da universalidade, da integralidade, do diálogo social e da precedência das ações de promoção, proteção e prevenção sobre as de assistência e reabilitação. Os objetivos propostos são a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e a prevenção de acidentes e danos à saúde relacionados ao trabalho ou que ocorram no curso dele.
Um dos passos importantes pela Atenção Básica no território à qual está adstrito se faz através do mapeamento onde consegue-se analisar os possíveis riscos à qual a população está exposta e que, direta ou indiretamente, podem intervir em sua capacidade para o trabalho. Desta forma, criar ações educativas em saúde que promovam e protejam a saúde do trabalhador evitando seu adoecimento, são um dos papéis da Atenção Básica, em especial das unidades de Saúde da Família.
Há situações na saúde que podem se desdobrar em doenças e estas podem ser perfeitamente evitadas com o acompanhamento contínuo. Portanto, não deixe de agendar sua consulta de rotina com o médico ou enfermeiro de sua equipe de saúde da família, através do seu agente comunitário de saúde. Procure a unidade de saúde mais próxima.
0 comentários:
Postar um comentário
COMENTE AQUI!